O mês de Outubro pôs a prova a Gestão de Recursos do Funpressal de diversas formas. Primeiro tivemos uma oscilação grande nos Fundos de Renda Fixa atrelados aos IMAs, com todos rendendo de forma negativa. Apenas alguns Fundos conseguiram render positivamente, praticamente todos atrelados ao CDI e ao IRF-M 1. Exceção feita ao Itaú Alocação Dinâmica. No mais, foi um mês em que a Renda Fixa não foi tão estável quanto muitos pensam. E no Funpressal isso a volatilidade é sempre analisada e ponderada. Lembramos que diversos Fundos atrelados ao índice IMA estão com rendimentos acima de 20%.
Mas foi a Renda Variável o grande carro chefe do mês. Primeiro, tivemos adição de 2 novos Fundos, ambos do Itaú: Vision e Genesis, que aumentam nosso portfólio no Segmento para 10. Mas eles receberam recursos no final do mês e não serão analisados. Dentre os outros 8 Fundos, tivemos rendimentos altamente satisfatórios em 7, com destaque para:
- Caixa Dividendos – 3,63%;
- Itaú Phoenix – 3,00%;
- Itaú Dunamis – 1,90%;
- Sul América Equities – 1,49%.
No geral, os Investimentos renderam negativamente R$ 889.790,71, e em percentual 2,73 abaixo da Meta do mês, que ficou em 0,98%. O bom é que no ano ainda os rendimentos ainda estão bem acima da Meta, somando 9,62% ante uma meta de 8,80%. No somatório geral, o rendimento médio da Carteira foi de 18,42%. Sempre é bom lembrar que no mês passado o rendimento bruto de quase 1,5 milhões. Logo, no somatório dos 2 meses, ainda temos saldo positivo. Anexo a esta matéria o Extrato de Investimentos.
