Patrimônio Líquido se aproxima dos 51 milhões

Outubro foi mais um mês de grandes retornos para a Carteira de Investimentos do FUNPRESSAL, com um ganho total na casa 1,422 milhões de reais. O que mais uma vez prova que a Diversificação iniciada em Janeiro de 2017 está na direção certa. Somente com a escolha criterioso de Fundos com possibilidade retornos fora da caixinha conservadora ( atrelado ao CDI e ao IRF-M 1 ) é que resultados assim podem acontecer. Em termos percentuais, a carteira rendeu 2,88%, ficando 2,24% acima da Meta Atuarial que foi de 0,63%. No acumulado do ano, a Carteira do Funpressal está acima da Meta 12,78% acima da Meta, que soma no ano 7,75%. A Meta Atuarial, a título de informação, é IPCA + 6%. Anexo a esta matéria, como de costume, temos o Relatório da Mais Valia, com dados detalhados sobre a Carteira.

Algumas escolhas mostraram extremamente positivas, com os seguidos aportes em Renda Variável que hoje somam 13,28% do PL do Funpressal. Só a termo de comparação sequer existiam aplicações neste segmento em Janeiro de 2017. O segmento trouxe um ganho no mês de quase 150 mil reais. Com destaques para o Bradesco Selection (3,47%), o BB Governança (2,80%) e o Itaú Dunamis (2,38%), que comandaram os rendimentos positivos do segmento. Adicionalmente, convém constatar que todos os Fundos de Renda Variável tiveram desempenho satisfatório no mês.

No segmento Renda Fixa o destaque, por muito, foram as NTN-B 2050 que renderam 5,3%. Entre os Fundos classificados como 100% Títulos Públicos, o destaque foi o Caixa IMA-B 5+ que tem em sua carteira NTN-B com prazo de vencimento superior a 5 anos, que rendeu 4,65%. Aqui uma informação adicional: o Fundo tem rendimento acumulado em 2019 acima de qualquer fundo de Ações contido na Carteira. Os Fundos da Classe IMA-B também renderam de forma satisfatória, dentre os quais destacamos o BB Previdenciário e o Caixa Novo Brasil, ambos com 3,35%. Entre os Fundos classificados como Renda Fixa Geral, os do Bradesco tiveram um ótimo desempenho: o IMA-Geral com 1,8% e o Alocação Dinâmica 1,91%.

No mês de Novembro, teremos novas alterações na Carteira. Neste mês de Outubro, iniciamos aplicação com o BTG Pactual e estamos em processo de iniciar aportes com outra Asset independente. Porque diversificar é um processo continuo, não é algo imóvel. E assim o fazemos no Funpressal. E seguiremos fazendo sempre que os resultados forem positivos.