Dando prosseguimento ao bom desempenho do primeiro semestre, as Aplicações do Funpressal permaneceram acima da Meta Atuarial, que é IPCA + 6%. Em Julho o rendimento médio da Carteira ficou 0,61% acima da Meta, que foi de 0,75%. O rendimento bruto da Carteira foi de 1,36%, influenciado pela visão do Mercado de que teremos queda na Taxa Selic ( confirmada no final do mês, para 6% ) e do cenário internacional cada vez mais incerto pela Guerra Comercial na matéria dos investimentos.
No mês o Funpressal iniciou atividades em mais um Fundo de Renda Variável, o BB Ações Governança. E também fez aporte no Itaú Dunamis, aumentando assim para 12,14% o percentual do Segmento dentro da Carteira. Tais movimentações serão repetidas em Agosto, em consonância com decisão tomada pelo Comitê de Investimentos e ratificada pelo Conselho Fiscal e o Deliberativo no mês de Junho. Dentro do segmento Renda Variável o destaque foi o Itaú Ações Phoenix, com rendimento de 4,95%, seguido pelo Itaú Dunamis ( 3,75% ) e o Caixa Dividendos ( 3,51% ).
Já no Segmento de Renda Fixa não tivemos novos investimentos. O melhor desempenho ficou com as NTN-B ( Notas do Tesouro Nacional atreladas ao índice de Inflação ), que renderam 1,94%, bem acima do Caixa IMA-B 5+, que rendeu 1,51%. Outros destaques ficam para o BB Previdenciário e o Caixa Brasil, ambos Fundos IMA-B que renderam 1,27%. Todos os 3 Fundos citados aplicam 100% dos recursos em Títulos Públicos. Entre os Fundos podem aplicar livremente seus Recursos em diversos Títulos, dentre eles Privados, o destaque foi o Bradesco IMA-GERAL ( 1,00% ) e o Itaú Alocação Dinâmica ( 0,95% ). Verificou-se uma perda do ritmo dos meses anteriores nas taxas, uma vez que o segmento sofre diretamente com a queda da Selic.
Em números gerais, o ganho foi de R$ 618.394,88 com um Patrimônio Líquido total de R$ 47.585.831,84. E no ano, o Funpressal está 8,65% acima da Meta, que ficou em 5,97%. O que significa um rendimento bruto de 14,63%. Um resultado muito bom, mas que a Diretoria Financeira quer incrementar ainda mais até o final de 2019.
