O novo costuma assustar, muito porque cada um de nós tem sua tendência conservadora. E em se tratando de previdência mais ainda, as pessoas tendem a valorizarem o tradicional e criarem óbices às transformações. O problema é quando esse conservadorismo impede o funcionamento da Previdência, o crescimento e o avanço da mesma, ai funciona como uma trava. E é aqui que o Gestor Municipal e os Diretores da Previdência precisam agir em conjunto. E isso tem acontecido desde Janeiro de 2017.
Diversas ações ocorreram no sentido de modernizar o Funpressal, dentre as quais:
- Descentralização. Antes um único prestador de serviço era responsável por diversas áreas, como Contabilidade, Investimentos e Assessoramento à Gestão. O que acontecia na prática era que ninguém dentro do Funpressal detinha o conhecimento. Agora temos uma Assessoria de Investimentos credenciada junto a CVM ( Mais Valia ), outra Assessoria que cuida do Site e da Base de Dados ( 3IT ), outra que cuida da parte Jurídica e Atuarial ( CEEDES ) e uma renomada Assessoria Contábil ( CESPAM ). Todas atuando em conjunto, mas sob o comando da Diretoria do Funpressal, não o contrário;
- Diversificação dos Investimentos. Em Janeiro de 2017 a Carteira do Funpressal tinha 9 Fundos, todos de Renda Fixa. Hoje são mais de 30, muitos deles em Renda Variável, algo que parecia tabu no passado. Hoje temos recursos aplicados em diversas Assets, com ótimos resultados. Tanto que o Patrimônio Líquido superou agora a casa dos R$ 55 milhões em Julho, ante os R$ 23,9 milhões de Dezembro de 2016;
- Capacitação. Neste mais de 3 anos e meio, diversas vezes os servidores e conselheiros do Funpressal foram capacitados. Os Conselheiros e Funcionários foram instados a adquirem conhecimento por vários meios: palestras, congressos, cursos e contato direto com outros Gestores e Membros de Assets. Tal contato foi fundamental na melhoria dos processos e nas diversificações da Carteira;
- Transparência. Finalmente temos um site, onde são postados com regularidade Relatórios de Investimentos que permitem aos Servidores Ativos e Inativos uma clara visão de onde e como estão aplicados os recursos.
- PREV+. O Aplicativo é uma Ferramenta a mais na busca pela modernização. Ele permite que servidores Ativos e Inativos acessem a partir do Celular, informações de seu interesse, como Contra Cheque, Previsão de Aposentadoria, Informe de Rendimentos e outros.
- Adesão ao Pró-Gestão. Programa criado pela SPREV – Secretaria Especial de Previdência – visa modernizar a gestão dos RPPSs, concedendo a eles uma Certificação que garante ao Fundo de Previdência um selo de boa gestão, além de permitir acesso à ativos no Exterior e maiores percentuais de aplicação. O Funpressal aderiu ao Pró-Gestão em 20/06/2020.
Assim o Funpressal segue em constante transformação, para melhor defender os interesses dos Servidores ativos e inativos. Porque esta é a nossa função.
