Patrimônio do Funpressal durante a Pandemia

A Pandemia causada pela Covid-19 causou, infelizmente, muitas mortes. Todas irrecuperáveis e que serão para sempre sentidas. Mas esta Pandemia também trouxe uma oscilação nos Mercados Financeira, que afetou o Patrimônio do Funpressal. Desde o mês de Fevereiro, conforme demonstrado no Gráfico abaixo:

A recuperação do Patrimônio, como resta claro, tem sido em ritmo acelerado, no que os analistas chamam de Curva em V, uma brusca queda seguida de uma recuperação rápida e consistente. Tal recuperação somente foi possível graças devido à diversificação da carteira feita ao longo dos últimos 43 meses, algo inédito na história da Previdência. E que será intensificada graças aos investimentos no exterior aprovado pelos Conselhos no começo de Julho.

Muitos dos Fundos, sobretudo os mais rentáveis, estão ainda com rendimentos negativos, mas mantido o ritmo atual, a Diretoria Financeira tem a confiança de se aproximar muito da Meta. O incremento no segmento da Renda Variável, bem como mudanças em Fundos da Renda Fixa, devem trazer bons resultados. Para 2021 a Diretoria Financeira acredita em um ano rentável nos investimentos, ancorados no crescimento da economia.

No mês de Junho os destaques foram:

  • Caixa IMA-B 5+, com 2,83% de retorno, devido as seguidas quedas da SELIC;

  • Bradesco IMA-GERAL, com 1,06%;

  • Itaú Ações Phoenix, com 12,10%, recuperando bem da forte queda sofrida em Março.

Apenas um Fundo teve rentabilidade negativa, o Itaú Vision, com 0,03%, o que consideramos uma oscilação normal dentro de uma Carteira de Investimentos bem diversificada. Abaixo o relatório completo com dados bem detalhados sobre o sucesso da direção adotada desde Janeiro de 2017.

RELATÓRIO – Investimentos Junho 2020