Funpressal divulga gastos com Despesa Administrativa dos 5 primeiros meses do ano

A Despesa Administrativa do FUNPRESSAL realizado nos 5 primeiros meses do ano somou R$ 104.627,66 ( cento e quatro mil, seiscentos e vinte e sete reais e sessenta e seis centavos ), inclusas as despesas com o XII Encontro Estadual da APEPP – Associação Pernambucana das Entidades de Previdência Pública – e o I Encontro Nordestino da ANEPP – Associação Nordestina das Entidades de Previdência Pública, realizado no mês de Maio no Salgueiro Plaza Hotel, entre os dias 15 e 17 de Maio.

O Diretor Financeiro Flávio Vieira, responsável pelas finanças e investimentos do FUNPRESSAL, reforça a necessidade da divulgação destas informações ao público: “a despesa administrativa é um percentual calculado em cima de todas as remunerações dos Ativos e Inativos. Portanto, informar é nossa obrigação como esta despesa é realizada. Em breve, além deste resumo, apresentaremos um documento detalhado sobre onde estão sendo gastos os recursos da Taxa de Administração, que pela Lei N.º 1460/2004 é de 2% ao mês, não acumulável”.

O Documento apresentado contém 3 informações: o consolidado, um para o Fundo Financeiro e outro para o Fundo Previdenciário. Tal divisão obedece ao que determina a Lei N.º 1539/2006, de 23/06/2006, que instituiu a Segregação de Massas, que separou os servidores em 2 Fundos: o Financeiro, para os que já estavam no Município naquela data, e o Previdenciário, para os que entraram a partir daquela data. Assim sendo, tudo é dividido em 2: receita, despesas, aplicações e a Taxa de Administração também.

“A segregação foi uma ação tomada pela gestão da então Prefeita Cleuza Pereira ( PSB ) sem análise técnica, uma vez que inexistia dentro da Prefeitura pessoas capacitadas para saberem se seria bom ou ruim. A segregação mostrou-se um erro imenso e que desde Agosto de 2016 suga recursos do Caixa da Prefeitura para o pagamento de aposentadorias e pensões do Fundo Financeiro”, analisa Flávio. Segundo ele, em breve projeto de lei prevendo alterações para corrigir esta situação será enviado à Casa Epitácio Alencar.
Clique para visualizar o documento.